Computador,
Celular,
Planner,
Fone de ouvidos,
Lanchinhos,
Modem 4G.
Está achando este check list estranho? Pois são desses itens que você precisará para se tornar um nômade digital. Tudo cabe numa mochila tamanho médio, facilmente transportada, e com sua vida profissional nas costas. Achou simples demais? Mas é ideia é essa, ser mais leve, carregar só o que é necessário.
Mas, como ser um nômade digital?
Um dos fatores determinantes para descobrir se você pode ser um nômade digital ou não, é identificar se consegue executar suas demandas profissionais de qualquer lugar do mundo. Com este item confirmado você já está apto a cair no mundo, mas lembre-se, nomadismo digital não é bagunça, então vá com calma para não se perder.
O nômade digital pode tanto captar clientes e trabalhar por conta própria. Quanto ser funcionário de uma empresa liberal que permite os trabalhos remotos. Ou seja, as possibilidades existem, cabe a cada um decidir o que melhor convir, ou o que as oportunidades possibilitarem.
Para quem atende seus próprios clientes ou pretende atender, precisa estar atento às necessidades de contratar ou fazer parceria com outros profissionais. Obviamente que isto não impede ninguém de viver a vida de nômade digital. Mas é preciso estar atento a gestão dessas demandas para não impactar na qualidade das entregas.
Quem já trabalha ou pretende trabalhar de forma remota prestando serviços para alguma empresa, precisa ter um canal de contato diário com os demais colaboradores da organização. Isso para que possa ser facilmente contactado. Obviamente atividades como reuniões, brainstorms, alinhamentos, planejamentos são algumas outras demandas que precisarão de um contato visual. seja via skype, vídeo-conferências, ligações, etc.
Conheça algumas ferramentas para trabalhar remotamente.
Desafios e vantagens
Se escolher viver como nômade digital proporciona flexibilidade e a possibilidade de melhor distribuir o tempo, essa escolha também coloca o profissional diante de novos desafios e, claro, mais algumas vantagens. Para ser mais exato, ser nômade digital é um desafio constante. E é por isso que vamos falar mais sobre isto!
Janela para o mundo
Sim, você abre uma janela para o mundo. Afinal pode realizar seu trabalho de qualquer lugar. Ou seja, mais contatos, mais possibilidades, mais descobertas. Você não está condicionado a um escritório, no mesmo endereço, com as mesmas pessoas todos os dias.
Cada dia um novo escritório
Já ouviu falar dos coworkings? São aqueles escritórios compartilhados, onde os adeptos compartilham custos, gastos, espaço físico, experiências, ideias, etc. Porque estamos falando disso? Pois enquanto nômade digital você pode passar temporadas em escritórios como este. E o melhor: não fica preso a um único lugar, pode ir conhecendo vários dependendo de onde você estiver alocado no momento. Portanto, você tem a chance de compartilhar experiências com um grande número de pessoas, não precisa se limitar em trabalhar sozinho, de casa, num constante home office.
Distância da equipe
Se você precisa montar sua própria equipe, enquanto nômade digital, isto será um desafio. Tanto pela falta de um lugar fixo para realizar as “entrevistas” com os candidatos. Quanto pela falta de alinhamento de demandas de forma presencial, depois da equipe já formada. Mas, como bem dissemos, trata-se de um desafio, logo, é facilmente superado. A tecnologia está aí para nos conectar, então, com planejamento bem feito tudo dará certo.
Organização e tempo dedicado
Organizar seu tempo talvez seja o principal desafio na vida como nômade digital. Isto porque a flexibilidade nos horários, se mal administrada, pode fazer com que as entregas sofram atrasos. Ou que a vida pessoal se confunda com a profissional. E o planejamento para execução das demandas não seja cumprido de forma adequado. Ou seja, tenha em mente o tempo que deve dedicar às demandas, organize sua rotina e faça o possível para cumprir a carga horária que seus trabalhos exigem.
Planeje-se
O planejamento envolve várias esferas. Planejamento de tempo. Planejamento de demandas. Planejamentos de reuniões. Planejamento de viagens. Planejamento para alinhamentos com a equipe, etc. São vários momentos que você precisa ter em mente o planejamento de todas essas áreas. Mas lembre-se: a cabeça não pode ser o único local de armazenamento de tantas informações. Logo, tenha um planner para chamar de seu, e lá garanta que sua vida profissional esteja toda registrada, assim você não corre grandes riscos.
Gostou das dicas? Animado com a possibilidade de ser um nômade digital? Então, se jogue nessas possibilidades e, claro, volte aqui para nos contar suas experiências!
Antes de mais nada, não esqueça de criar uma presença online da sua empresa. Saiba mais dos principais motivos para criar um site para sua empresa aqui.
Conta com a gente e até a próxima! 🙂

5 características do futuro do trabalho que encontrei no Semear Innovation, em BH

Coworkings para fintechs: conheça 5 vantagens para decolar o negócio

Enterprise e Vila Pampulha: como esses coworkings podem ajudar sua empresa a crescer em BH

O futuro do trabalho não será sobre diplomas, será sobre habilidades
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.