
Se eu começar a falar sobre o trabalho remoto na minha vida, vou chorar e não vou dar conta de escrever este texto. Afinal, eu sempre me senti um extra-terrestre nos meus anos dentro de um escritório tradicional. Chegava a arrepiar só de pensar em bater cartão e esperar as 18h para ir embora.
Hoje, meu coração se enche de alegria de saber que o trabalho remoto é cada vez mais comum no país. As empresas estão cada vez mais flexíveis em relação a essa nova forma de exercer as atividades profissionais e, não por acaso, os coworkings não param de crescer e receber profissionais e empresas das mais diversas áreas.
Neste artigo, fui buscar inspiração em uma empresa que está madura em relação ao trabalho remoto: a gigante americana Dell. Você vai conferir o que o Diretor de Recursos Humanos da empresa, Mohammed Chahdi, disse sobre o assunto em uma entrevista para o site Remote. Vamos lá?
Importância do trabalho remoto para o negócio
Para Chahdi, é crucial. Ele lembra que as opções de trabalho flexíveis reduzem o impacto no planeta, contribuem para que os funcionários fiquem felizes e produtivos e ainda ajuda a reter talentos.
Principais benefícios de uma força de trabalho remota
Segundo o gestor, a flexibilidade de trabalho permite que os funcionários trabalhem na hora e no lugar que quiserem. Isso cria um ambiente de trabalho colaborativo entre os profissionais e as demandas da empresa.
“Uma força de trabalho flexível é tão produtiva (se não mais) quanto o modelo tradicional de escritório. Além disso, ajuda os indivíduos a equilibrar sua vida profissional e pessoal. Resumindo: é uma vantagem e um benefício que ajuda a Dell a ter sucesso”, disse Chahdi.
Por que integrar o trabalho remoto no dia a dia da empresa
Chahdi comenta que a Dell constrói uma tecnologia que possibilita que seus colaboradores entreguem o que têm de melhor em qualquer momento, independentemente da localização. Em 2009, a empresa criou um programa chamado Connected Workplace, que reconhece o ambiente de trabalho global como propulsor da criatividade e da colaboração.

Habilidades do profissional que executa atividades remotas
Segundo Chahdi, as pessoas que buscam uma atividade remota precisam de competências essenciais como autodisciplina e autonomia. “Também buscamos pessoas que são proativas na sua abordagem às suas vidas e ao seu trabalho”, comentou.
Entrevistas para contratar profissionais remotos
De acordo com o executivo da Dell, as entrevistas são realizadas por meio de ferramentas tecnológicas, que permitem que as conversas sejam realizadas em tempo real. Além disso, também há a possibilidade de o time mandar mensagens audiovisuais pré-gravadas, de forma que o candidato possa responder em vídeo em seu tempo. Isso mostra que a Dell se preocupa com o tempo das pessoas que entrevista.
Disseminação da cultura remota na entrevista
Segundo Chahdi, a Dell utiliza as redes sociais e outros meios digitais para compartilhar histórias de profissionais que já atuam de forma remota. Particularmente, o time da Dell ama o Instagram, pois é um canal onde as histórias são divulgadas de forma autêntica.
“Nossos funcionários postam sobre o trabalho de casa em uma sexta-feira com uma foto deles em seu quintal trabalhando ou com seu animal de estimação e utilizam a hashtag #LifeatDell. Nossa equipe procura no Instagram por essas postagens e envia para os possíveis novos funcionários. É simples e muito bem sucedido”, disse Chahdi.

Processo para contratar profissionais remotos
Na Dell, os recrutadores falam sobre o processo de trabalho remoto e o que os profissionais esperam disso. Além disso, sempre um dos recrutadores é uma pessoa que vive o trabalho remoto no dia a dia.
Onboarding dos trabalhadores remotos
A Dell conta com um material Onboarding em formato digital e isso inclui site, documentos e vídeos. Além disso, a empresa também conta com com uma equipe totalmente dedicada a dar todo suporte no dia 1 do novo funcionário. Depois dessa abordagem, o feedback de novos funcionários melhorou muito.
Encontros pessoais entre a equipe remota
O objetivo da Dell é que exista ao menos um encontro por ano entre os trabalhadores remotos.

Elementos essenciais para o sucesso na relação entre equipes remotas
De acordo com Chahdi, a comunicação é essencial nesse processo. Então, a empresa mantém canais de comunicação abertos em diversos momentos. Isso acontece em reuniões regulares ou no dia a dia, em ferramentas de mensagens instantâneas.
Dificuldades de gerenciar uma equipe remota
Para Chahdi, um dos principais desafios é assegura que o membro da equipe não seja ignorado ou esquecido no que diz respeito a atualizações, oportunidades de desenvolvimento e outras questões.
Envolvimento dos funcionários
A Dell privilegia a comunicação e o compartilhamento de informações. Ela participa, por exemplo, que grupos que oferecem oportunidades para os colaboradores compartilharem histórias e experiências, o que é essencial para que todos se envolvam e se integram em torno de algo maior.

Maiores medos na gestão de trabalhadores remotos
Chahdi disse que “eu não tinha receio de administrar trabalhadores remotos, mas sempre sou cauteloso para garantir que me comunico regularmente e que minha porta virtual esteja sempre aberta para eles”.
Implementação de uma política de trabalho remota
A política de trabalho remoto remoto na Dell foi implementada em 2009, por meio do Connected Workplace. Esse programa permite que alguns funcionários trabalhem remotamente de maneira formal. Antes, a empresa já adotava o trabalho remoto informalmente, por meio de acordos entre gestores e funcionários.
Conselhos para uma equipe que deseja se tornar remota
Chahdi pensa que é preciso pensar como a empresa pode apoiar o trabalho flexível dos funcionários. Além disso, uma outra fica é estudar e conversar com quem já adota essa prática.
“Crie estratégias e políticas de programas remotos que funcionem para sua empresa. Construa um back office robusto que oferece treinamento, kits de ferramentas e perguntas frequentes. Comunique-se e colabore com sua força de trabalho para desenvolver um programa que permita benefícios mútuos e resultados positivos”, disse ele.
Desafios de gerenciar uma equipe remota
Como não poderia deixar de ser, a empresa teve de viver vários desafios, como:
- Identificar quem serão os primeiros funcionários que poderão viver um modelo de trabalho flexível;
- Fornecer um efetivo treinamento para garantir o sucesso da empreitada;
- Garantir o acesso à comunicação, independentemente de onde a equipe esteja.
Foto: Instagram @lifeatdell
Gestão da vida pessoal e profissional
Chahdi confessa que isso pode ser difícil às vezes, mas é preciso se desconectar para ter sucesso pessoal e profissional. “Eu fiz meu escritório em casa em um local separado. Eu garanto que quando estou com minha família, estou focado nelas”, disse.
E aí, o que achou dessas dicas de trabalho remoto da Dell? Como você conferiu, existem diversas desafios relacionados a esse modelo de exercer as atividades profissionais. Mas, por outro lado, as vantagens são cada vez mais óbvias e essenciais para o sucesso de um negócio.
No seu caso, você já trabalha de forma remota, gostaria de fazer isso ou pensa que isso não é para você? Caso queira viver uma experiência remota em coworkings, confira aqui o que o BeerOrCoffee oferece para a sua empresa.
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